sábado, 24 de março de 2012

Padre Taty casa-se após abandonar a bata


Lisboa – Raúl Taty, emblemática figura sacerdotal subseqüentemente afastada do exercício clerical católico, contraiu matrimonio, em Janeiro passado, em Cabinda, com uma médica do hospital provincial do enclave, Maria Carlota Víctor, vulgarmente conhecida por “Dra Carlota”.

Fonte: Club-k.net
Até a data do seu afastamento da Igreja era vigário-geral da Diocese de Cabinda, tendo cessado o exercício clerical por intermédio de um decreto papal assinado a 16 de Abril de 2011 que fora extensivo a outros dois sacerdotes, Jorge Casimiro Congo, e Alexandre Pambo cujas razões nunca declaradas mas que presume-se que tem haver com as ligações dos mesmos na luta pela auto-determinação do enclave angolano.

O assunto a cerca do casamento do ex-sacerdote não é ainda comentado no enclave devido a forma discreta como aconteceu, porem em meios de altas figuras conotadas ao Bispado Católico tem sido objecto de analise no sentido de perceber o surgimento desta relação com a médica visto que o mesmo está apenas oito meses distanciado da vida de Padre.

De lembrar que não obstante ter sido um ex- comungado padre, a figura ao qual se aborda é também professor universitário e tido como um dos mais prestigiado intelectual em Cabinda. Em Janeiro de 2010, ainda Padre, o governo angolano prendeu-lhe sob acusação de ter sido o autor moral dos atentados contra a selecção do Togo. Durante a prisão foi humilhado pelas autoridades, posto a dormir no chão com urina e não permitiam que a família fosse visitá-lo inicialmente. Ficou um ano na cadeia tendo sido posto em liberdade após um recurso em que verificou-se que ele e o grupo que estava encarcerado nada tinham haver com o ataque provocado pela FLEC, ao jogadores.

Sem comentários: