domingo, 25 de março de 2012

UNITA desmente informação da ANGOP que insinuam deserção de 100 militantes


Namibe - O Secretáriado Provincial da UNITA, na Huíla, chefiado por Amélia Judite (na foto) desmentiu a noticia posta a circular pela agencia angop, segundo a qual cem militantes da Unita abandonaram, sábado, as fileiras daquele partido e aderiram, a Convergência Ampla para a Salvação de Angola (Casa), liderado por Abel Chivukuvuku, em cerimónia ocorrida na cidade do Lubango.

Fonte: Angop Club-k.net
Imprensa Estatal manipula informação
A Agencia Angop apresentou como novo coordenador da CASA, Adalberto Bravo Costa Katchiungo, ex- Secretario-Geral da JURA, ao tempo da UNITA-Renovada.

Em desmentido, a UNITA alega que “a notícia está empolada” e esclarece que, Adalberto Bravo da Costa, é um quadro que se encontra desligado ao maior partido da oposição.

O Secretáriado Provincial da UNITA, clarifica ainda que o mesmo “organizou uma conferência de imprensa no Grande Hotel da Huila, onde anunciou a sua adesão à CASA” adiantando que “estavam na sala cerca de 47 pessoas, dos quais apenas três (incluindo o conferencista) eram membros da UNITA. Os outros dois são Almeida Chilunga Daniel e um professor primário de nome Lázaro. Os três elementos estão há muito inactivos e não pertencem a nenhuma estrutura da UNITA.”, diz a nota do partido fundado por Jonas Savimbi.

O documento acrescenta que os mesmos “Não integram nenhum Comité comunal, nem nenhum núcleo de base” e explica que “Adalberto Katchiungo havia concorrido às eleições para o cargo de Secretário Geral da JURA há cerca de seis anos, quando foi derrotado por Liberty Chyaka. A partir daí, ficou inactivo e não quis mais submeter-se às regras democráticas e aos princípios do Partido. No fundo, estes três elementos já estavam mais fora do que dentro.”

“Os outros elementos que estavam na sala ou que terão sido apresentados como aderentes da CASA, não são da UNITA” finalizou.

De recordar que este é o terceiro desmentido que estruturas da UNITA fazem face a informações divulgada pela imprensa do governo. No dia 15 de Março, o partido CASA anunciou uma lista de 139 pessoas que deixaram a UNITA, de entre os quais, o antigo medico de Jonas Savimbi, Carlos Morgado. No entanto, os órgãos do governo noticiaram 200 deserções.

No mesmo dia, o Secretário Provincial da UNITA, na Lunda Norte, Domingos Oliveira desmentiu uma informação posta circular pela RNA-Rádio Nacional de Angola, que apresentava-o como tendo desertado das fileiras deste partido para apoiar o projecto Abel Chivukuvuku.

“Venho nos termos mais energicos e categóricos informar a comunidade nacional e internacional que a notícia veiculada pela Rádio Nacional de Angola de uma forma manipulada onde diz que o signatário teria apoiado o projecto Abel Chivukuvuko, isto não corresponde a verdade conquanto DOMINGOS OLIVEIRA abraçou a causa da UNITA de forma consciente e ter compreendido antes da sua fialiação neste Partido a razão da sua existência e foi por esta causa que aceitou consentir sacrificios que hoje são indesmentíveis por todos que lado a lado palmilharam as chanas do leste, as montanhas do norte e a travessia de rios no nordeste de Angola”, escreveu o dirigente político desmentido aos órgãos de informação do governo.


1 comentário:

Bartolomeu Simao disse...

Esse e o dinamismo que traz a casa,de estarem a falar sempre,para a comunicaçao social ter sempre algo para escrever,ao mesmo tempo analizar os pendores dos vossos discursos.
Parece mentira, mas a casa esta a mentrondar os dois partidos principais,parece que a casa vai mesmo surpreender.