segunda-feira, 26 de março de 2012

Zenu nomeado para o Conselho de Administração do Fundo Petrolífero


Lisboa – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos nomeou o novel Conselho de Administração do Fundo Petrolífero (FP), ao qual faz parte José Filomeno de Sousa dos Santos, e Eduardo Santos, um sobrinho seu formado na Inglaterra. O recém nomeado PCA, do FP é Armando Manuel que passa acumular com o cargo que exerce de Secretário para os Assuntos Económicos do PR.

Fonte: Club-k.net
Cada vez mais próximo ao palácio presidencial
Por via do Despacho Presidencial Nº 19 /2012, o Presidente da República, delegou poderes ao Ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes para conferir posse aos membros do Conselho de Administração do Fundo Petrolífero cujo acto aconteceu a semana passada no ministério na presença dos directores nacionais e dos respectivos secretários de Estado (Secretária de Estado das Finanças, Valentina Filipe; do Orçamento; Alcides Safeca, do Tesouro, Neto Costa).

O assunto da nomeação como o da tomada de posse, não foram ainda objecto de anúncio público, aparentemente para evitar reações constrangedora por parte da sociedade política angolana. Em Janeiro passado, o Jornal de Angola e ANGOP, anunciaram a nomeação dos conselhos de administração do Comissão de Mercado de Capitais de Angola e do Fundo Petrolífero mas sem no entanto mencionar o nome dos integrantes do FP.

O Fundo Petrolífero foi criado para apoiar o desenvolvimento de projectos nos sectores da Energia e Águas e outro que estabelece o regime jurídico aplicável à Zona Económica Especial Luanda-Bengo. Fazem parte dos seus órgãos, as seguintes estruturas a saber: a) Conselho de Administração; b) Conselho Consultivo; c) Conselho Fiscal.

De acordo com a sua definição estatutária, o Conselho Consultivo é o órgão de assessoria e consulta do Conselho de Administração, cabendo-lhe emitir parecer favorável sobre a Política de Investimento, a estratégia anual de investimento e as Políticas e Regulamentos Internos do Fundo, bem como pronunciar-se sobre qualquer outro assunto que o Conselho de Administração entenda submeter-lhe. Integra esta estrutura, as seguintes personalidades : a) Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, que preside; b) Ministro das Finanças; c) Ministro do Planeamento; d) Ministro dos Petróleos; e) Presidente da SONANGOL-E.

O Presidente do Conselho de Administração do fundo petrolífero, Armando Manuel participa nas reuniões do Conselho Consultivo com o estatuto de convidado. O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil pode solicitar que os responsáveis de outros órgãos da administração do Estado indiquem representantes seus para participarem pontualmente nas reuniões do Conselho Consultivo, sempre que julgue a sua participação conveniente ou necessária.

No seguimento da nomeação da figura do Ministro de Estado para coordenação econômica, o Presidente José Eduardo dos Santos (por via do Decreto Presidencial Nº 24 /2012), alterou os estatutos do Fundo Petrolífero passando as competências do Chefe da Casa Civil, no Conselho Consultivo deste organismo, para o novo Ministro de Estado, Domingos Manuel Vicente.

Quem é Quem no fundo petrolífero
Armando Manuel - O PCA do fundo petrolífero, que acumula com o posto de Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, é um quadro ao qual JES vinha reconhecendo competência ao tempo em que este jovem esta o Director Nacional do Tesouro do Ministério das Finanças. É a Armando Neto a quem o PR, delegava, em finais de 2010, competências para conceder audiências a entidades que desejam abordar matérias ligadas a construção ou finanças ao mais alto nível. Armando Manuel conta com o aval de Manuel Nunes Júnior, o Secretario do Bureau Político, que conheceu, o mesmo, em Londres ao tempo de estudante.

José Filomeno de Sousa dos Santos – Entra no fundo petrolífero e passa a exercer as funções por períodos renováveis de três anos, com início na data da sua nomeação. Nascido aos 9 de Janeiro de 78, Zenu dos Santos é formado em engenharia electronica pela Universidade de Wetsminster, em Londres e conta com um Mestrado em Finanças e Gestão de Sistemas de informação. Em 2007, entrou para a banca, e actualmente é o Vice-Presidente Executivo do Conselho de Administração do Banco Kwanza Investimento. Trabalhou antes em Glencore (Reino Unido) e mais tarde como gestor de controlo de processos na sociedade AAA Serviços Financeiros SA. Em paralelo fundou e desempenhou as funções de chefe de departamento em várias das empresas nas quais investiu. É apontado como potencial candidato presidencial, para o período que surgirá depois de 2017.

Sem comentários: