segunda-feira, 4 de junho de 2012

Aparecimento de polícias embriagados nas ruas preocupa moradores




Luanda –  Está a crescer na cidade capital, o surgimento de agentes da polícia Nacional que aparecem caídos nas ruas por efeito  do consumo de algo ou drogas como se fosse animais perdidos na via pública.  A situação tem estado a preocupar os moradores que confrontam - se  com o quadro dos homens que tem a tarefa de garantir  a ordem pública. 

*Luís Neto
Fonte: Club-k.net
São vistos  a beber e a  fumar droga  no cine Atlântico
Moradores da vila Alice, por exemplo, identifica a área por detrás do cinema atlântico como o local onde agentes da  polícia juntam-se aos jovens para o consumo de álcool e outras substancias imprópria para a saúde dos  mesmos.

“Deve-se fazer uma chamada de atenção, para as drogas e consumo de álcool, pela juventude, está a atingir contornos terríveis, em qualquer esquina sobre o olhar da sociedade ficam a drogarem-se, é triste, atrás do cine-atlântico é uma pouca vergonha a luz do dia, umas das vezes vi  aproximar um carro da polícia, pensei que fosse para   prende-los mas não,  também foi para consumirem” lamentou uma moradora devidamente identificada.

“É verdade,   ninguém me contou eu vi, eles conduziam estes turismos que trás o numero  113”, disse a moradora.

“O  que me preocupa é os miúdos que saiem da escola ficam também a fumar”  visto que  “atrás das bombas de combustíveis do 1º de maio vive uma comunidade, de miúdos e miúdas, com filhos no passeio, e todos nós passamos e vemos e ninguém faz nada”
Outra reclamação  de surgimento de polícias embriagados vêem de uma testemunha da localidade do Ndala Muleba (Bairro Cimangola) que  começou por contar  que apresentam neste estado lodo de manha:  “Eu como ando de taxi, muitas vezes, de manhã bem cedo, ando com polícias já a cheirarem álcool, é incrível”.

Uma  terceira  testemunha  do Município do Cazenga  contou também que “Quando os criminosos vieram aqui na minha casa, os  polícias do rondo que se deslocaram aqui vieram  bêbados”, disse.

A fonte contou que  outra  situação similar , “ocorreu, a 29 de Abril,  quando indivíduos entraram em minha casa por volta das 23:55. Desta vez a polícia chegou rapidamente e fez a vigilância do local até a manhã do dia seguinte  mas eles depois montaram um posto com o carro deles e cobravam dinheiro a todos os que la passavam na 7ª avenida do Cazenga”.

São desconhecidos os problemas de fundo que levam os homens da farda a desviarem se das suas obrigações,  num momento em que o país verga-se para o   período eleitoral.  Em muitos dos casos os responsáveis Maximo do ministério do interior e comando e geral da polícia  quando são lhes apresentados queixa sobre anomalias, ao invés de retratarem-se protegem os agentes da policia negando que os mesmos enveredem por actos que desvie a sua missão social,tal com as praticas de repressão contra manifestantes.
Outros maus exemplos

Sem comentários: