quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bloco Democrático denúncia que os seus comunicados não passam na TPA, RNA, no Jornal de Angola e na ANGOP



NOTA DE IMPRENSA

 Luanda
-  Fruto da iniciativa do Presidente do Bloco Democrático – BD, no quadro de seu comprometimento com o sucesso das eleições, ao ter manifestado desejo de ser recebido em  audiências por várias autoridades governativas, mediante cartas envias, o Dr. Justino Pinto de Andrade, foi recebido nesta terça-feira, 12.06.012, pela Sra. Ministra da Comunicação Social, Dra. Carolina Cerqueira, tendo-lhe abordado sobre o sobre o seguinte:
O Bloco Democrático - BD entende que, a pertinência de uma comunicação social que trate os partidos políticos por igual é maior neste momento pré eleitoral. Entretanto, este partido tem sido claramente discriminado pelos órgãos de informação públicos. Os seus comunicados não passam na TPA, RNA, no Jornal de Angola e na ANGOP. As suas actividades raramente são cobertas. E os seus dirigentes estão remetidos à uma espécie de “morte simbólica”, não sendo convidados para comentarem sobre  o que quer que seja.

Sendo os membros do BD contribuintes por igual do Orçamento Geral do Estado e a Constituição clara no que respeita a actividade imparcial e isenta, bem como de igualdade de acesso aos órgãos públicos por parte dos partidos políticos; foi solicitado à Sra. Ministra da Comunicação Social que recomende explicitamente aos órgãos de Informação sob sua tutela que, seja alterado o comportameto verificado até ao presente momento, sem prejuízo duma acção imediata, no sentido de criar melhores acessos para todos.

Da sua parte a governante, afirmou ter, em várias ocasiões, solicitado explicações sobre as recorrentes reivindicações dos partidos políticos e feito as recomendações que se impõem, tendo-se-lhe, entretanto, sido informada que a falta de cobertura e  concepção de espaços na mídia pública, dever-se a inexistência de actividades e factos dignos de tal tratamento jornalístico por parte da oposição.

Entretanto, aquela importante autoridade angolana, comprometeu-se em instar os órgãos sob sua tutela, no sentido de pautarem sua actuação nos ditames da cartilha do profissonal da Comunicação Social e estrito respeito às leis vigentes na repúbica de Angola. Descartou qualquer responsabilidade sobre o anuncio que deturpa o uso do cartão eleitoral só para o voto, sabendo-se que o mesmo é tmbém utilizado para apoiar candidaturas de partidos. Solicitou assim ao seu Director para intermediar as iniciativas do Bloco com os órgãos do Estado.

Entretanto, ontem à tarde, o membro da Comissão Política Pedro Candungo realizou uma Conferência de Imprensa na cidade do Uige, sem a comparência da RNA e ANGOP convocados para a mesma.

O Bloco Democrático - BD, reitera o seu comprometimento com a luta pela realização de eleições sérias, visando a mudança para a realização, a todos os níveis, das angolanas e dos angolanos.

Sem comentários: