domingo, 17 de junho de 2012

CASA-CE repudia comunicado das FAA e aconselha a serem apartidárias



Nota de Imprensa da CASA-CE: Convergência Ampla de Salvação de Angola
 
Luanda - Em aditamento a triste Nota de Imprensa do Estado Maior das FAA, do dia 16, referente aos protestos contra a manifestação dos desmobilizados militares, alegadamente com a interferência de altos responsáveis da CASA-CE, UNITA e BD, no pretérito dia 14 de Junho, no Regimento das Transmissões, a CASA-CE, vem postar sua indignação face a tão grande gesto de irresponsabilidade.
1 - Não fazemos recurso à Constituição, Normas e Decretos que habilitam os cidadãos ao Direito de Liberdade de Expressão, porquanto estes nunca foram tidos em conta quando a razão está do lado contrário. A reacção do EMG das FAA foi essencialmente política e não se sujeitou a nenhum articulado da Constituição. Por isso, limitamo-nos a condenar este procedimento ridículo, desonesto e abominável. Em pleno 2012, comportamentos de quão tamanha baixeza e espírito liminarmente belicista, são injustificáveis.
 
2 - Jonas Savimbi a quem se imputava todas as culpas das acções desumanas perpetradas, morreu no dia 22 de Fevereiro de 2002 e o Estado-maior-general das FAA foi o responsável pelo seu enterramento, porque razão hoje se vem levantar novos fantasmas?
 
3 - Dizemos abominável, sem reservas, pois há sempre a tendência de reduzir todos os outros homens e mulheres fora do MPLA no estatuto de sub-homens e marginais, quando não são mansos e obedientes. Não está correcto.


4 - Por outro lado, mesmo que todos os cerca dos 7 mil desmobilizados que manifestaram para reclamar seus direitos indefectíveis, fossem da CASA-CE, da UNITA ou do BD, conforme reza o Documento queixa, não seria crime nenhum, como crime é privar de seus direitos, esses homens ontem preciosos durante a guerra como carne para canhão, hoje vêem impotentes seus filhos ou netos morrerem, suas esposas os abandonarem porque se tornaram desgraçados, por culpa de quem tem desviado o que lhes pertence.
 
5 - William Tonet, se fez convidado à manifestação na qualidade tanto de jornalista, como de desmobilizado das FAPLA e quiçá Antigo Combatente. Não escondeu o rosto. É ser humano, cidadão angolano como todos os outros, apesar de sim senhor ser Membro da Direcção da CASA-CE.
 
William Tonet foi para lá na qualidade de cidadão, não ostentou nenhum símbolo partidário. Mesmo que fosse, porque razão serão sempre os outros terroristas, se na verdade a maioria dos revoltados são do MPLA? O Estado Maior das FAA esqueceu-se que o Comandante em Chefe das FAA, é o cidadão 6 - José Eduardo dos Santos, engenheiro de profissão, exerce as funções de Presidente da Republica, com a máxima das agravantes, ser presidente de um Partido político, denominado – MPLA.
 
Quem neste caso é prevaricador? Quem neste caso está à margem das leis? Naturalmente são aqueles que se furtam ao dever de cumprir com suas responsabilidades, efectuar o pagamento urgente das reformas e outras remunerações.
 
7 - Porque razão o Procurador-geral da República vai ter de continuar General, se está no activo, ao Serviço Público, para um cargo eminentemente civil? Onde estão as incompatibilidades, num e noutro lado?

8 - Realidade porém, esta Nota de Imprensa do Estado-maior das FAA, está eivada de más intenções, tendentes a desviar as divergências dilacerantes, internas no MPLA. As FAA, deveriam ser apartidárias à Luz da Constituição da República de Angola, nunca foram, nunca serão, tal como as Forças da Lei e Ordem, os tribunais e o resto porque cumprem ordens expressas do Chefe de um Partido, na ocorrência do MPLA.
 
9 - Outrossim, refira-se, não passou despercebida a discriminação feita, quando no primeiro e lacónico Comunicado, o Estado-maior apenas faz referência a resolução de casos dos ex – FAPLA, como que o resto dos militares também desmobilizados, no mesmo Quadro, fossem inimigos e estrangeiros. Foi este um dos motes encorajadores para a re-mobilização da revolta do dia 14 de Junho no Quartel das Transmissões e noutros locais e repetimos em nenhum momento teve a mão da CASA-CE.
 
10 - A CASA-CE está preocupada com este cenário cujos episódios não escondem a intenção, destrui-la. Estamos no período de pré-campanha, por conseguinte, os próximos dias não prenunciam bons agoiros com toda esta máquina do Estado angolano mobilizada contra a CASA-CE. Pese embora, a CASA-CE, reitera seu engajamento em prol da paz, da justiça para um futuro melhor para todos os angolanos e se disponibiliza desde já a cooperar seja no que for para a estabilidade do nosso país e a vitória da Democracia Multipartidária.

ESTA É A HORA DA MUDANÇA. A HORA DE TODOS OS ANGOLANOS”

Tudo por Angola
Uma Angola para todos
 
Luanda aos 17 de Junho de 2012

Sem comentários: