sexta-feira, 1 de junho de 2012

HÁ FAMÍLIAS QUE PASSAM CINCO DIAS SEM COMER NA BIBALA, SEGUNDO A VOZ DA AMÉRICA


O município da Bibala, na província angolana do Namibe enfrenta a pior estiagem dos últimos tempos.

Em algumas zonas, há famílias que lutam para conseguir uma refeição num intervalo que pode chegar aos 5 dias, segundo a fonte da Voz da América.

A localidade agro-pecuária enfrenta assim a fome que ameaça vidas humanas.

As autoridades tradicionais dos vários pontos do Município  apelaram à intervenção urgente do Governo em socorro da população.

O grito de ajuda humanitária dos sobas, vai igualmente para as organizações não governamentais  angolanas e internacionais .

A Voz de América apurou haver  factos que indiciam para a necessidade de uma intervenção urgente  visando socorrer aquela população, a contas com a penúria alimentar.

Por exemplo na localidade de Assunção, animais começaram já a morrer por causa da seca, nomeadamente bois, cabritos e porcos,  em consequência da seca.
José Raimundo, camponês da área do Khondo, em Assunção, descreveu de preocupante a penúria alimentar na sua área de jurisdição,  afecta ao Município da Bibala, ex-vila Arriaga.

Já no bairro da Muhonda, Município sede da Bibala, o soba José Júlio alertou que caso não haja intervenção de socorro, muitas pessoas poderão morrer de fome.

O Regedor do Mungondue, povoação da quilemba Velha, igualmente Município da Bibala, na linha limítrofe com a província da Huila, Kavião Tchitumba, disse que  a fome está a apertar o cerco e faz refém, jovens, velhos e crianças, naquelas paragens.

Enquanto isso, o Ministro da agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, ontem, em visita de trabalho à província do Namibe, à margem do programa de assinatura da segunda fase do contrato de construção da academia de pescas, com o governo polaco, trocou impressões com as autoridades governamentais locais sobre a estiagem que assola a região.
http://www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=5789

Sem comentários: