sábado, 2 de junho de 2012

Jovem morto por desobedecer agente de protecção física



Luanda - Ondas de criminalidade tomam  conta dos municípios do Cazenga e Sambizanga, dois crimes envolvendo vítimas mortais durante o fim-de-semana último. Ngana como era conhecido no seu bairro, o jovem Ricardo Firmino Contreiras perdeu a vida quando o mesmo desobedeceu a ordem de um protecção física que encontrava-se em serviço na fábrica de Postiço, no município do cazenga, na rua do Patrício, na 5ª avenida. O guarda não permitiu ao jovem estacionar a sua viatura na parte lateral da fábrica.

Fonte: Angolense Club-k.net
Segundo “Baloy”, um dos irmãos do malogrado e que presenciou o crime, tudo aconteceu quando “estávamos a chegar do serviço e como já era de hábito estacionar o camião defronte a fábrica, é onde tudo aconteceu no dia 26 do corrente mês”.

O irmão ainda abalado com a situação conta que está muito difícil perceber o que aconteceu. “O meu irmão já tinha o hábito de guardar o seu camião defronte a fábrica de Postiço, não sei porque que o segurança fez aqueles disparos à queima-roupa”, conta o irmão, acrescentando que, “não houve confusão entre ambos, o meu irmão apenas tocou-lhe ao ombro sem intenção de briga, mas o protecção não encarou como algo normal e de seguida entrou para a fábrica e trouxe uma arma. De seguida fez disparos que vitimaram o meu irmão, que acabou por sucumbir à porta do Hospital dos Cajueiros, no mesmo município.

Segundo a tia da vítima, Vânia Domingos Firmino, abalada com o sucedido “queremos que a polícia trabalhe a fim de pôr um fim neste mal que mutila a nossa sociedade, os seguranças não podem usar armas de fogo porque todo o cuidado é pouco”, pediu a tia.

Vânia Firmino pede que se faça justiça. “Tivemos conhecimento que o autor está foragido da justiça e que foram presos dois colegas para poderem encontrar o mesmo”.

Os amigos da vítima estão consternados com a situação e pedem igualmente que se faça justiça. “Não podemos deixar que a juventude morra deste jeito, queremos que a polícia trabalhe muito nestes tipos de situações, uma vez que o nosso município não tem boa fama”, clamam por justiça.

A morte do jovem gerou uma grande confusão por parte dos moradores que se encontravam no momento no local do sucedido. No intuito de prender o autor do crime, os moradores invadiram a fábrica.

Segundo a versão dos moradores,  a polícia chegou vinte minutos depois e tomou a guarda da referida fábrica, uma vez que tinha cidadãos chineses no seu interior, mas mesmo assim, alguns foram espancados e os moradores tentaram queimar algumas viaturas que encontravam- se no interior da mesma.

Para Diogo Mbaki, um dos moradores, “parecia ser uma guerra e os moradores usavam armas brancas e era uma confusão grande em que todos invadiam a fábrica. Os outros protectores também foram espancados”, contou.

No dia seguinte era visível, roupas de protectores ao chão, um retrato que ilustra o que aconteceu naquele local. Era também visível sangue e o camião cor azul aquando da nossa presença no local.

No distrito do Sambizanga, na comuna da Lixeira, um jovem de 25 anos de idade, de nome Isaías Orlando Vissuma, motorista do Ministério do Planeamento foi assassinado num salão de festas do seu bairro, quando um grupo de jovens que também faziam parte da festa de aniversário de dois amigos foi morto a tiro.

No dia 25 do mês em curso por volta das 21horas quando a vítima e os seus amigos chegaram ao loca da festa, estava tudo a correr bem até que um grupo composto por três indivíduos, (sic).


Sem comentários: