sexta-feira, 1 de junho de 2012

Manifestante raptado



Luanda - Desde domingo último que está desaparecido Álvaro da Silva Kamulingue.  Trata-se  dum dos coordenadores duma Associação denominada Movimento Patriótico Unido que no passado dia 27 (domingo) anunciou  sair a rua, para entre outras causas exprimir  descontentamentos pela situação social e reclamar direitos de desmobilização, devidos pelo governo.

* A Neto
Fonte: Club-k.net
O desaparecido ter-se-ia refugiado no hotel Skyna
Kamulingue, segundo relataram companheiros, terá sido raptado por homens á civil nas imediações do largo Sagrada Família, depois que foi dispersada do largo do BNA e imediações do Baleizão, na baixa de Luanda pelas forças policiais e para-militares a concentração de manifestantes.

O desaparecido ter-se-ia refugiado no hotel Skyna, de onde ainda foi capaz de falar aos outros por telefone.

Enquanto permaneceu na unidade hoteleira, contactamo-lo por telefone, local de onde   descreveu  as circunstâncias do cerco a que se via sujeito. Segundo Isaías Kassule, um outro responsável do movimento por nós abordado nesta terça-feira, o telefone ficou desligado pouco depois dele ter  cruzado a zona do largo da Sagrada Família.

“Já recorremos a polícia na baixa de Luanda, dirigimo-nos depois ao comando provincial. Tudo que nos disseram é que não há rastos  do nosso companheiro o que nos deixa preocupados”.

Se até quinta-feira não for liberto o nosso companheiro, vamos convocar novas manifestações, disse.

No que pode ser interpretado como tentativa de enfraquecimento do movimento, os antigos militares da UGP, unidade de guarda presidencial, que se declararam tomarem parte da pretendida manifestação no palácio presidencial, foram convocados para um encontro na quinta-feira com os  responsáveis da Casa-Militar, supostamente  realizado no estádio 11 de Novembro.

Segundo relatos dos participantes, um dos pontos de acordo foi que os ex-militares provassem através de documentos, terem pertencido aquela unidade militar,  condição de usufruto dos direitos a que têm reclamado.

Nos últimos tempos, Luanda ficou  tomada pela paranóia de repressão contra quem se quer manifestar e não raras vezes a cobertura mediática custa socos dos “kaenches”que integram forças paralelas de segurança!

No domingo 27,  era visível a presença de efectivos uniformizados da polícia,  em pontos como o conhecido largo Serpa Pinto e a praça da Independência.

Sem comentários: