terça-feira, 5 de junho de 2012

Nobel da Economia Joseph Stiglitz: “A austeridade não tem funcionado e não vai funcionar”


O Nobel da Economia Joseph Stiglitz afirmou hoje que as políticas de resposta à crise, em particular a austeridade, estão a falhar e previu “uma década perdida para a Europa e Estados Unidos”.
“A austeridade não tem funcionado e não vai funcionar”, disse Stiglitz num debate temático de alto nível sobre a situação da economia mundial, na assembleia geral das Nações Unidas.
“Nenhuma grande economia alguma vez recuperou com programas de austeridade de um abrandamento ou recessão económica, e muito menos da magnitude que enfrentam hoje a Europa e Estados Unidos. E estas são ambas grandes economias”, adiantou o Nobel da Economia.
Para Stiglitz, as reformas estruturais em curso não vão tirar a Europa da recessão em breve, e quando “mal desenhadas ou aprazadas, podem até exacerbar os problemas”, afetando a procura global, que deveriam estar a estimular.
Na génese da crise, afirmou, esteve a “falha dos mercados”, que levaram a bolhas especulativas, e “hoje os mercados estão a falhar outra vez”. “É claro que os mercados não estão a usar os nossos recursos bem. E os nossos governos estão a falhar na correção destes desequilíbrios dos mercados”, afirmou. “Meia década depois do rebentar da bolha, as economias não estão reparadas e não parece que regressarão ao normal em breve”, sublinhou Stiglitz.
Lembrando os anos 1980 na América Latina, considerada uma década “perdida” devido a uma acumulação de políticas erradas, o economista defendeu que “esta será a década perdida para a Europa e Estados Unidos, como resultado de más políticas”.

Sem comentários: