segunda-feira, 25 de junho de 2012

PGR solicitada a investigar André Soma


Declaração - GRUPO DE TRABALHO DA SOCIDADE CIVIL SOBRE O PROCESSO ELEITORAL ANGOLANO

Luanda
- É com bastante preocupação que as organizações da sociedade civil signatárias deste documento, tomaram conhecimento que o Gabinete do Diretor da Direção Provincial da Educação do Governo Provincial de Luanda está a utilizar indevidamente e ilegalmente o seu cargo e os meios públicos para mobilizar os estudantes para atividades partidárias.
De acordo ao oficio 0809/GAB/DP/2012, de 20 de Junho de 2012 e assinado pelo Diretor Provincial André Soma, “orienta” a “mobilização de todos alunos do I e II Ciclos do Ensino Secundário a fim de estarem presentes dia 23 de Junho, pelas 8 horas, no Estádio Nacional ’11 de Novembro’” com o propósito de “participar na manifestação de apoio à candidatura do Camarada Presidente Eng.º José Eduardo dos Santos, como cabeça de listas às próximas eleições”.


Considerando a gravidade desta ação fraudulenta que põe em causa o bom ambiente para a realização de eleições livres, justas, transparentes e democráticas nos termos da Constituição da República de Angola, dos instrumentos regionais e Africanos sobre as eleições recomendam o seguinte: 

a)    Ministro da Educação – Apresentar publicamente esclarecimentos sobre os factos aqui descritos. Abrir processo investigativo e disciplinar contra o autor desta ação.  


b)    Comissão Nacional Eleitoral – Tomar as medidas necessárias dentro do quadro das suas competências contidas na Lei n.º 12/12 de 13 de Abril, LEI ORGÂNICA SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL, no artigo 6.º, alíneas a), c), j), k), r), s) e u).


c)    Procuradoria-geral da República – Desenvolver um processo de investigação e responsabilização criminal pelo abuso de poder e uso indevido de recursos e serviços públicos para fins partidários.

As organizações:
Associação Construindo Comunidade (ACC )
Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário de Angola (AJUDECA)
Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD)
Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA)
Associação para a Defesa da Saúde Angolana (ADSA)
Colectivo Multisetorial para o Desenvolvimento Integral (CMDI)
Fórum Regional para o Desenvolvimento Universitário (FORDU)
Centro Nacional de Aconselhamento (NCC)
Associação OMUNGA
SOS Habitat – Acção Solidária
Visão Angolana para a Protecção e Assistência Popular (VAPA)

Sem comentários: